Posts Recentes



Filme - 12 anos de escravidão


Desde que esse filme foi lançado eu fiquei muito afim de assistir, com o tempo corrido da faculdade não pude ir ao cinema e graças a Deus a SKY liberou então pude finalmente assistir.

Poucos retrataram bem o drama da escravidão, não só nos Estados Unidos como no mundo todo, como o diretor Steve McQueen.

   O filme foi baseado na história real de Solomon Northup , um cavalheiro livre  e letrado do norte, de 1841, que vivia uma vida agradável com sua família até ser enganado por uma oferta de trabalho, sendo vendido como escravo alguns anos antes da abolição da escravidão nos EUA, sendo levado para o sul.

O cotidiano cruel dos escravos é mostrado com exatidão, com o enfoque em Northup e em sua amiga Patsey, que sofrem principalmente nas mãos do fazendeiro Edwin Epps e sua esposa, que constantemente apelam com violência contra os dois, tratando os negros como meros objetos de trabalho. Patsey constantemente recebe chibatadas que são dolorosamente reais (sem contar a violência sexual), retratando o quão preconceituoso e cruel pode ser um ser humano com seu próximo e logo no começo do filme é separada dos filhos. Eles conseguem sua liberdade apos 12 anos de escravidão por um advogado.

 Não posso contar o filme o todo pois perde a graça pra quem ainda não assistiu. Em anos esse é o melhor filme de drama que eu ja assisti, é impossível não se comover com tanta covardia que essas pessoas sofreram até serem livres. Por isso eu digo : Nós negros não podemos ser escravos de ninguém e muito menos submissos, temos que andar de cabeça erguida e mostrar o nosso valor. Há pessoas que não acreditam em racismo no Brasil, racismo existe sim em qualquer lugar ! 
Trailer:

Vocês já assistiram esse filme e gostaram ? Estou querendo comprar o livro <3
Vale lembrar que o filme levou 3 estatuetas do Oscar :)

11 comentários:

  1. Eu assisti e me emocionei bastante, certamente o "oscar" merecia ele. Se o filme é bom, tenho convicta certeza que o livro é melhor ainda, compra sim. ;)


    Beijos

    springof1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu assistir esse filme muito bom retrata bem a escravidão naquele período.
    Beijos

    http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a assistir e o filme retrata realmente muito bem a escravidão, as cenas são bem fortes e eu fiquei muito triste, sabe? Parei de ver antes mesmo de chegar no meio porque não consegui aguentar as cenas, mas até onde vi já percebi o quão real o filme é. Tenho vontade de ver todo, mas certeza que vou me emocionar DEMAIS. E ah, compra o livro sim e depois faz resenha aqui pra gente, deve ser muito bom!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi as cenas são fortes mesmo, eu chorei quase o filme todo. Vou comprar sim e fazer a resenha.
      Beijos <3

      Excluir
  4. Olá. adorei o seu blog e estou te seguindo. Se o meu tambem para dar uma força rs http://experimenteuseeabuse.blogspot.com.br/
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do filme! A adaptação foi feita bem fiel ao livro então, se não me falha a memória, foi o primeiro filme a ser feito contato a partir da história de alguém que sofreu de fato com a escravidão: um negro. E se não me falha a memoria também foi o primeiro filme americano sobre escravidão feito por um negro! Por isso o tom é deprimente, pesado e bem realístico.

    Não teve aquela coisa hollywoodiana que estamos acostumados, mesmo em outros filmes sobre o tema, que tudo vira flores no final e que transforma a escravidão em algo banal. Esse realismo vira o estômago de muitos, por isso tem gente que não conseguiu ver até o final, mas era a intenção.

    Pretendo ler o livro assim que der :))

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti ao filme e recomendo, ele é bem forte e emocionante. Com atuações incríveis e ótima produção. Acredito que o livro deve ser ainda melhor. Beijos!


    Renata Arruda
    www.feminilidades.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, desde que ouvi falar sobre este filme fiquei louca de vontade de ver, mas como você mesma mencionou, a correria não deixou. É triste ver isso é acreditar que aconteceu de verdade, não?
    grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Assisti somente o final do filme, mas tenho muita vontade de vê-lo desde o início.

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pior que eu quero ver esse filme e ele foi muito elogiado, mas confesso que estou com "medo" por ser muito forte :/ Triste pensar que não é apenas um filme, e sim nosso passado

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir