Posts Recentes



Você já sofreu racismo ?


 Oi pessoal tudo bem com vocês? Eu estou ótima, já estou aqui na casa da minha mãe aproveitando para descansar. Hoje a publicação vai ser sobre um tema que causou bastante reboliço na mídia essa semana e acontece todos os dias na vida de uma pessoa negra.
   Você já sofreu racismo? Se sua resposta for NÃO, você é BRANCO! Estava olhando umas publicações em um grupo de blogueiras no face e me deparado com um projeto em que várias blogueiras brancas estavam se unindo para falarem sobre racismo. Como que você vai falar sobre algo que você não vive e não faz ideia de como é? Única coisa que um branco pode fazer por um negro é RESPEITAR! Eu fiquei indignada com aquilo e até coloquei meu ponto de vista e é claro que fui ignorada, já que só querem aparecer e ganhar visitas, não sabem do que estão falando.

   Na infância e na adolescência foi a fase da minha vida em que eu mais sofri racismo. Quando eu tinha mais ou menos uns nove anos de idade minha irmã fazia trancinhas no meu cabelo (aquelas tranças agarradinhas, não sei o nome) e eu adorava, achava lindo. Até que um dia a coleguinha branca se achou no direito de passar cola no meu cabelo e ainda fazer piadinha "seu cabelo não molha", "você é preta do cabelo de bombril". Desde então eu não quis mais usar as tranças e minha mãe começou a alisar meu cabelo pois meu cabelo era "bombril", assim diziam as coleguinhas de escola. O que vocês acham que uma criança faz quando é humilhada? Chora.


   Quando eu estava no ensino fundamental as coisas pioram, claro que pioraram. Quando se tem 13/14 anos e um cérebro você sabe muito bem o que é o racismo, nessa época na aula de geografia a professora apresentou uma palavra nova para a classe, chorume. Chorume para quem não sabe é um liquido escuro que sai do lixo em decomposição, e ai estava meu novo apelido: CHORUME. Até hoje eu tento entender o que se passava na cabeça daquele bando de imbecis para fazer aquilo, um apelido que simplesmente não tem nada a ver e que machuca e magoa. Eu tinha muitos outros apelidos idiotas que os brancos usavam para se achar o engraçado "NOSSA QUE BRANCO ENGRAÇADO!"

 Um caso que chamou atenção essa semana foi o episodio de racismo sofrido pela moça do tempo do Jornal Nacional a Maria Júlia 'Maju'. Vários babacas usando perfis fakes fizeram ofensas e injurias raciais contra a jornalistas; claro que as frases e mensagens de apoio foram maiores que isso e logo a a hastag #somostodosmaju alcançou grandes proporções. As mesmas pessoas que defendem Maju hoje é contra as cotas (cotas será um assunto para um outro dia), são as mesmas pessoas que defendem a redução da maior idade penal (assunto também para um outro post). Como os ativistas do movimento negro sempre falam "RACISMO NÃO É ASSUNTO PRA BRANCO".

 Os mesmo brancos que se dizem lutar contra o racismo são os mesmo que riem das piadas racistas do Danilo Gentili. Danilo esta acostumado a fazer todo tipo de "piada" de mau gosto contra tudo e contra todos. Já que nada acontece ao senhor Danilo que esta acostumado a ser intolerante, seus fãs acham que podem fazer o mesmo, vou deixar aqui para vocês uma reportagem sobre esse assunto envolvendo Danilo no caso da Maju.

Combater racismo postando blackface nas redes sociais só esta te deixando mais babaca. Somos todos Maju? Se você é branco nunca irá ser Maju!

Como superar o racismo e sentir orgulho de ser NEGRO?! Aguardem...

17 comentários:

  1. Gostei da postagem. Ótimo ver o seu ponto de vista.

    Mas acho que vc deveria dar uma nova lida para corrigir erros bobos que passam mesmo quando escrevemos.

    Com certeza vou ler outras postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo muito obrigada por ter lido e me lembrado dos errinhos, normalmente eu reviso mas hoje escrevi e publiquei tão rápido que acabei não revisando. Obrigada !

      Excluir
  2. Não posso dizer que já fui vitima de racismo, mas acho complicado falar que "racismo não é assunto pra branco". Pra mim é a mesma coisa que continuar dividindo pessoas em classes,raças,passado.
    Já ví muitos colegas de classe negros sendo vítima de racismo,e isso desde pequena também. Talvez nessa época eu sofresse de algum déficit de falta de atenção muito grave,ou só fosse realmente inocente demais pra entender que o mundo começava a se dividir ali na minha sala de aula. Ao meu ver,o modo que você colocou as coisas só me diz que eu deveria ficar do lado da "raça a que pertenço".
    Seu texto é bem polêmico, é do tipo que temos que parar para pensar, e realmente aprecio pontos de vistas diferentes se eles tem fundamento... Mas acho que dizer que "a única coisa que brancos podem fazer por negros é respeitar" é perpetuar essa diferenciação de pessoas pela sua cor. Invés disso,a solução não seria "abrir os olhos" das pessoas para o "câncer" que isso causa no mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shiro, não é assunto para branco porque branco nunca irá saber o que é racismo e muitos brancos falam que racismo é vitimismo. Sim, existem pessoas que realmente pensam assim e que acham que certos tipos de comentários são normais e não é.
      O que falta é respeito, a partir do momento em que o respeito acabar estaremos divididos. E se você for olhar pelo lado da minoria, infelizmente já existe essa separação. O que seria abrir os olhos?! As pessoas são más, elas sabem como ofensas ferem e mesmo assim não mudam...

      Excluir
    2. É uma coisa quase que cultural também, as pessoas são criadas assim e nem todas percebem o quão mal isso faz. Ainda espero que isso mude logo, espero que para algo esses "ativistas de facebook" sirvam.
      Sobre o Danilo, parafraseio o que um professor meu falou "o que faz de você um comediante, se não ser um babaca?", e sobre a Maju, ô mulher linda ;=;

      Excluir
  3. Oi, Marcella! Gostei muito do seu ponto de vista em relação ao assunto e lamento toda humilhação que passou quando mais nova!
    Só que eu acho que segregar as coisas é uma atitude um tanto radical porque existem brancos racistas, brancos que defendem a causa, negros que sofreram humilhações e negros que são racistas. Sem falar daquele racismo velado está em todas as etnias possíveis.
    Por exemplo: nunca sofri um ato de violência sexual, mas mesmo assim visto a causa e defendo quem já sofreu. Não sou homossexual, mas tô na luta junto com os meus amigos todos os dias, em movimentos e manifestações. O ser humano verdadeiro não precisa ter sofrido algum tipo de restrição social para apoiar um grupo que sofreu. De fato, aquela pessoa nunca sofreu aquilo "na pele" mas isso não o isenta de lutar junto, essa é a minha opinião.

    Hoje em dia na internet, as pessoas fazem tudo por um clique, pode ser esse o caso das blogueiras "brancas" que você citou, mas pode ser também que essas meninas se solidarizaram com o caso e gostariam de expor o ponto de vista delas. Enfim, são muitas combinações..

    Mas parabéns pelo post e eu adorei o assunto.

    Beijos
    Vai em frente, Menina!
    Fan page do Vai em frente, Menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Babi. Então, eu também apoio várias causas sem fazer parte delas, mas continuo com meu ponto de vista pois as mesmas pessoas que lutam contra o racismo são contra cotas e redução da maioridade penal. E no caso das blogueiras, tenho certeza que só queriam se aparecer

      Excluir
  4. Olá! Racismo, racismo eu não sofri não.. Mas sempre tem aqueles apelidinhos bobos: "asfalto" "negona" "escrava" e por aí vai... Confesso que nunca levei a sério por que eu me acho igual aos outros, e não é por cor/raça que vai dizer quem sou, e sim meu caráter. Em relação a Maju, eu a acho linda, uma jornalista bastante competente e faz um ótimo trabalho! #Somostodosmaju

    Beijos
    tendenciadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maju é maravilhosa e talentosa. Esses apelidinhos são racistas sim, exceto negona, já os outros são racistas e usados de forma pejorativa!

      Excluir
  5. Oi Marcela, bem legal o seu ponto de vista. Eu acho que essa coisa de negro e branco já deu o que tinha que dar, todas as pessoas são iguais independente da cor, religião, cultura, seja lá o que for. E sobre o racismo não ser assunto pra branco, eu acho que tudo é assunto para todo mundo, posso não sofrer com o racismo, mas tenho pessoas na família que já sofreram e eu sei o quanto que é difícil lidar, o quanto que é difícil mostrar que a cor não quer dizer nada sobre o caráter da pessoa.
    Beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcela! Gostei muito do seu post e concordo com quase tudo que está escrito, só acho que você generalizou um pouco... Mas isso é só a minha opinião. Espero que você continue expressando o que sente e que não deixe ninguém te calar. O mundo precisa de pessoas como você, que não tem medo da exposição! Amei seu blog e estou seguindo!

    Beijos,
    Gabriela Villela
    www.naopareafala.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber seu ponto de vista, mas eu acho que tem muita gente que não é negra e que realmente defende a causa. E sim já sofri racismo quando criança, um exemplo foi em uma peça teatral onde no grupo em que eu estava, uma integrante disse que eu não poderia ser a princesa pois eu era negra.
    Beijos.

    http://www.tendenciateen.com/

    ResponderExcluir
  8. Verdade!! Adorei o post e assino embaixo e ontem mesmo tava assistindo no netflix um show do Damilo Getil e atpe falei que as piadas deles eram grosseiras e de mau gosto além de preconceituosas, com todas as letras ele chamou os indios de burros...nunca prestei atenção no trabalho dele e agora que não darei audiência mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Marcela, nunca sofri racismo. Sou branca. Mas não me calo, porque não quero que a minha irmã passe por situações como essa. No caso disso acontecer, quero que ela tem coragem e autonomia para se defender e não se deixar atingir. Assim como, agora, você está fazendo.
    Já falei sobre isso no seu blog, mas hoje fiz um post. Fiz uma referência a você lá!
    Beijos...
    http://adivinhahoney.blogspot.com.br/2016/01/nao-me-vejo-nao-compro.html

    ResponderExcluir