Posts Recentes



Layout simples e lindo usando um modelo do próprio blogger


  Oi pessoal, quem acompanha grupos de blogueiras no facebook com certeza já viu que todo dia tem meninas vendendo layots, umas dizem que o layout é exclusivo e outras dizem que é promoção onde os preços variam de 30 á 40 reais.
 Outras são mais ousadas, copiam o layout de alguma blogueira faz aquela coisa linda e coloca (isso é plágio e acontece muito,quem ta comprando tem que ficar atento a essas coisas), ai eu te pergunto “CADE A EXCLUSIVIDADE?”. Claro que não tem exclusividade nenhuma é tudo copiado e as designers de verdade ficam desvalorizadas por que um layout  feito do zero todo exclusivo custa caro, um dia terei condições de comprar um, mas enquanto isso não acontece vou seguir personalizando os meus.

Quando se fala em layout exclusivo eu falo de um layout só seu e que mais ninguém terá igual e hoje em dia isso é muito raro, sempre que você entrar em um blog vai ver q o layout é igual ao da fulana. Eu vejo muitos layouts iguais na blogsfera, mas também vejo muito layouts lindos e que muitas vezes foi à própria blogueira que personalizou. 
Não estou dizendo que eu sou a rainha da edição, mas estou bem feliz com o que eu consigo fazer em um modelo do blog e é isso que eu quero ensinar para vocês. Não compensa aproveitar promoções de pseudo-designers achando que esta fazendo um bom negocio, pois não esta; “ah tá tão barato e lindo” “não entendo nada de HTML prefiro pagar” se quer pagar por um serviço que seja de qualidade né?! Você já tentou ao menos mexer em html? Com a cabeça quente é claro que não vai conseguir. Com o dinheiro que você esta comprando esses layouts meia boca você poderia gastar comprando um domínio próprio e usar um layout free.

Primeiro de tudo editar um layout pelo HTML não é bicho de sete cabeças, quando eu comecei há alguns anos atrás eu ate achava difícil e fazia tudo com muita atenção. Para que nada de errado é só ter muita paciência e atenção ao que se pede nos tutoriais. Para que vocês entendam um pouco mais sobre os códigos do blog indico este link, eu poderia até escrever aqui no blog, mas esse é um assunto que eu não domino bem e então achei melhor facilitar a vida de todos deixando este artigo para leitura.
 Agora que você tem uma noção básica de HTML vamos começar a personalizar o modelo padrão do blogger e deixar bem com a nossa cara, não é bicho de sete cabeças; paciência e muita atenção para nada dar errado.

Parte 1
Vocês vão usar o tutorial do Blog da Nah, foi neste blog que eu aprendi tudo que eu sei sobre edição de layout. Sabe aquela blogueira que você deseja muito ver, abraçar e agradecer por algo?! Pra mim este alguém é a Nah. Depois de seguir estes tutoriais vocês vão ver que lá mostra como que vai ficar. Você pode criar seu próprio background, eu fiz o meu usando as seguintes medidas: 2000x768 ou vocês podem usar esses aqui.

Parte 2
Também no Blog da Nah vamos aprender a personalizar a sidebar, que é a coluna lateral do blog. A sidebar pode ser personalizada de diferentes formas: Cor no fundo da sidebar, gadgets separados em caixas, imagem nos títulos, título em caixinha. Esse é mais um tutorial base; com isso vocês podem alterar o que for necessário e deixar com a sua cara.

Parte 3
Continuando no Blog da Nah vamos aprender a colocar o cabeçalho no blog. Fazer um cabeçalho não é difícil, vocês podem usar bases da internet ou fazer no PS; aqui neste site vocês vão encontrar muitas coisas para colocarem no cabeçalho ou em outras partes do blog. Usem a criatividade.

Parte 4
O layout já esta praticamente pronto e ainda no Blog da Nah vocês vão encontrar vários links para continuar a personalizar o blog de vocês.
Alem destes 4 passos vou indicar mais links de coisas que eu acho importante para que um layout fique mais bonito.


MENU FIXO NO TOPO DO BLOGGER
Este menu que eu vou indicar neste tutorial é um menu que você vê em 90% dos blogs inclusive nos layouts que são vendidos como exclusivos. O segredo é você não deixar o tutorial do jeito que você encontrou, o tutorial é apenas uma base. Ouse, escolha uma fonte bacana, mude as cores, o tamanho e tudo mais que for possível alterar você altera. Deixe o eu menu com o seu toque final, com a sua cara. Tutorial aqui.

POSTAGENS RELACIONADAS NO TOPO DO BLOG
Sabe aquele gadget maravilhoso que fica abaixo do cabeçalho com as suas ultimas postagens? Então, vou indicar três modelos diferentes para vocês usarem.

No blog MelanCria HTML! Tem um tutorial super simples onde você só precisa alterar cores e fontes, altere o desejar.




  •  No blog da Bruna Borges tem outro modelo de postagens relacionadas, porém requer mais paciência e atenção. Esse modelo apesar de lindo, não muda automaticamente.
  • Esse é um slider automático e você pode personalizar do jeito que quiser, aqui no blog da Karoline

  • Elementos acima do cabeçalho: Se por ventura no seu layout não tiver a opção de adicionar mais de um gadget acima cabeçalho, vá em editar modelo de um Ctrl+F e procure por:

    <b:section class='header' id='header' maxwidgets='1' showaddelement='no'>

    Onde está escrito 1 mude pelo numero de gadgets que você quer ver acima do cabeçalho e onde está escrito 'no' troque por yes. 
    Obs: Mesmo que você queira somente 1 gadget acima do cabeçalho, coloque 2, se quiser 2 coloque 3 e assim por diante, sempre 1 a mais do que o real.

    Postagens relacionadas no rodapé da postagem
    Serve para mostrar aos seus leitores posts que poderiam estar esquecidos, vou deixar aqui um tutorial e se não funcionar vocês me avisem! Muito destes tipos de tutoriais tem dado erro e é difícil achar um que funcione, como este link esta salvo nos meus favoritos ele deve estar funcionando. Testem e personalize.


    Espero ter ajudado, gostaram das dicas? Animados para fazer/personalizar um layout ? Beijos e até mais










    4 comentários:

    1. gostei mt!! eu to precisando mt trocar o meu lay, preciso sentar um dia e tentar fazer sozinha, pq realmente essas meninas que vendem eu nao acho que vale a pena

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    2. Amei as dicas, ja fiz a do cabeçalho que você indicou, e super amei as indicações do blogs estava muito precisando, vou criar o meu lay sozinha, por que quero me orgulho de uma coisa que fiz sozinha, torcemos para que dê certo.

      abusandoumpouco.blogspot.com.br

      ResponderExcluir