Posts Recentes



Movimentos sociais não são degraus da Fama



Desde que o facebook foi lançado as pessoas fazem de tudo para aparecer, não se importam se vai ser de forma negativa, o negocio é ter likes. De um tempo pra cá vejo que as coisas pioraram, todo mundo resolveu virar ativista, outras resolveram se rebelar contra a presidente, outros resolveram ir contra os movimentos.
Não estou dizendo que não se pode ter movimento sociais e que não pode isso ou aquilo. Quem sou eu?! Estou dizendo que tudo virou motivo para discussões infundadas, apontam preconceito onde não tem e o pior de tudo não sabem ler interpretar e aceitar opiniões sem se ofender ou ofender os outros. 

Essa semana eu vi um vídeo no facebook que me deixou pensativa e um pouco revoltada. Uma moça negra relatava em um vídeo ter sofrido racismo e preconceito no metrô quando voltava do trabalho. Segundo ela, os ataques aconteceram poque ela usava um turbante e duas senhoras começaram a dizer que ela era macumbeira ou usava para esconder o seu cabelo ruim. 
Essa garota que foi vitima de preconceito e racismo não tomou nenhum tipo de atitude esperou chegar em casa para gravar um vídeo e ganhar alguns likes e mensagens de apoio. Vocês acham isso certo? Quando alguém comenta que é "mimimi" e que é "vitimismo" a pessoa se ofende.

O que é ser considerado vitimista? Vitimistas são justamente esse tipo de pessoa que usa de uma causa pra se promover como nesse caso, a cor. A pessoa chega ao ponto de fazer um vídeo para dizer o quando é vitima da sociedade, mas não toma uma atitude. Por que não apontar o racismo e o preconceito na hora que ta acontecendo?!



De modo geral essas pessoas querem mais holofotes do que defender o movimento em si. Tenho uma feminista no facebook que adora apontar machismo mas tem o Kanye West na capa de capa (?)

Para de querer aparecer mais que o movimento negro, para de querer ser o centro e idealizador do movimento negro. O movimento negro não é para atender interesses pessoais e sim coletivos da sociedade!
Sabe por que os brancos e até muitos negros ficam falando que é “mimimi” e “vitimismo”? Por que o movimento está tomando este rumo, a partir do momento que você como um ativista passa a querer chamar mais atenção do que a causa a qual defende é mimimi sim, no caso que eu relatei acima é um vitimismo barato pois a moça poderia muito bem ter se defendido e depois se preocupado em relatar em redes sociais. Tem pseudo ativistas que querem aparecer tanto que o movimento fica desacreditado, perde o foco e a credibilidade. Até mulheres brancas do cabelo anelado já estão se dizendo brancas e ditando regras sobre o que é ou não racismo sem ao menos ter vivenciado.

Quer mudar o mundo e acabar com preconceitos? Dê a cara para bater saia do comodismo, não fique igual cachorro latindo atrás de muro não! Aponte o dedo no nariz, pois racistas não passaram. Para de ficar tentando aparecer nas custas de um movimento serio, empodere suas irmãs e lute pela causa sem puxar holofotes. Movimento negro não é bagunça.

6 comentários:

  1. Estou me levantando e batendo palmas para você, esses dias comentei isso, vejo vários vídeos como esses, não só em relação ao racismo, homofobia também entre outros, ta você quer falar na redes socias ok fale, mas porque não procurar na hora uma delegacia mais próxima, ou tomar uma atitude, mas hoje o mundo gira em torno de você se tornar vitima e querer um espaço na fama, isso se torna revoltante
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, hoje e dia tudo é motivo para ter mais likes no fb

      Excluir
  2. super bacana e importante apoiar td tipo de movimento contra o preconceito, arrasou mt!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Arrasou, adorei seu texto! Tem uma breve relação com outro que estou escrevendo pra postar em breve. Hoje falei sobre machismo lá no blog, dá uma olhadinha, acho que você vai curtir.
    Te procurei no facebook pra te pedir pra corrigir um trechinho aqui, mas não te encontrei, então vou mandar aqui mesmo "relatava em um >vídeio< ter sofrido racismo"
    Beijo!

    ResponderExcluir