Posts Recentes



Inspirações: Liberdade capilar


Que tal começarmos o ano com liberdade total?


Completei exatos um ano de transição capilar, depois que passamos pela transição as coisas continuam  não sendo fáceis. Muitas meninas não conseguem ligar com o volume do cabelo, com o excesso de frizz e indefinição; isso acontece porque vivemos em uma sociedade que gosta de impor comportamentos. Muitas blogueiras e youtubers pregam a ditadura dos cachos perfeitos (onde cabelo bonito precisa ser cacheado e definido), se deixamos de ser escravas da química qual a logica em passar a ser escravas da definição? Além de criar esse padrão de cachos perfeitos esses formadores de opinião esquecem que não são todas as meninas que tem cabelo cacheado (descubra qual tipo do seu cabelo aqui).


Transição capilar é liberdade e aceitação, isso quer dizer que você precisa aceitar seu cabelo da forma que ele é sem precisar modificar nada. Liberdade essa que não vai te impedir de sair de casa porque o cabelo esta indefinido, com frizz e muito volume.


O que te impede de sair de casa depois de um day after?


Não é proibido fazer texturização, fitagem e tudo mais que vá definir seus cachos, todos nos somos livres para fazermos o que bem quisermos. O que não podemos é impor tal comportamento a todas as pessoas que estão vivendo esse momento de liberdade. Quando eu estava em transição eu fazia texturização de coquinhos, não quis fazer o ‘bc’ logo de cara e essa foi a forma mais fácil que eu encontrei para superar o problema de ter duas texturas.
Depois que finalmente fiz meu bc fiquei procurando mil formas de deixar o cabelo definido, sem frizz e foi ai que descobri que o meu cabelo é uma mistura de 4c com 4b. Devido a forma do meu cabelo não é sempre que eu conseguia uma definição desejada e isso me deixava tão frustada que eu amarrava o cabelo e muitas vezes nem me animava a sair de casa. Depois de um tempo e com a convivência em grupos de transição fui observando que o numero de garotas frustadas por causa da indefinição do cabelo era muito grande.


Depois de fazer o ‘bc’ ou terminar a transição os relatos mais comuns e frequentes nos grupos eram relacionadas a insatisfação com o cabelo “meu cabelo não quer cachear” “eu segui o passo a passo da receita tal e meu cabelo não fica igual ao da fulana” “meu cabelo não forma cachos de jeito nenhum to arrependida por ter cortado” “depois desse tempo todo vou desistir e alisar pois meu cabelo não cacheia”. Depois de ver esses desabafos nos grupos eu parei pra pensar: Se eu parei de usar química pra deixar o cabelo natural porque estou tão insatisfeita? A resposta é simples, na maioria das vezes estamos insatisfeitas por influencia de mídias que pregam que nossos cabelos precisam ser domados, lindos e definidos. Cada um tem um tipo de cabelo e por isso não é igual ao de ninguém.


Precisamos nos aceitar do jeito que somos, deixar o cabelo definido de vez em quando tudo bem; mas não vamos deixar de viver e nos divertir por causa disso. Vamos ser livres, solte esse cabelo se inspire e vamos viver!









2 comentários:

  1. Bom, sempre fui cacheada e confesso que a ideia de alisar já passou pela minha cabeça, e já fiz selagem e até acho mais bonito cabelo liso, mas amo meus cachos, é uma atividade diaria de aceitação, e sim, hoje sou feliz.

    http://garotacacheadaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor que aceitar nossa cor, nossa raça, nossa história!! Sempre quis ter cabelo longo (não tipo estilo feminino, mas, um cabelo grande). E é uma coisa super feliz ser negro e se aceitar!! Não há nada melhor que ser você sempre

    Big beijo :)

    ResponderExcluir